As empresas do GRUPO ASCENSUS reconhecem a importância da privacidade no mundo contemporâneo e por isso adotam como missão criar e gerir as suas atividades com proteção de dados pessoais de clientes, parceiros, colaboradores e outros membros da sociedade. Os esforços de segurança da informação e de privacidade dos dados refletem os valores da responsabilidade social e do compromisso ético.
O nosso Aviso de Privacidade informa sobre o nosso compromisso com a sua privacidade e esclarece como tratamos os dados pessoais. Optámos por uma abordagem geral e objetiva para facilitar a compreensão e dar transparência ao tema. Informamos que nem todos os detalhes sobre o tratamento dos dados pessoais podem ser declarados através deste instrumento.
Por isso, se precisar de alguma informação adicional, ou quiser saber um pouco mais, contacte a nossa equipa de privacidade e o nosso Chefe de Privacidade: privacidade@hubsul.com.br.
1. Quais os dados pessoais recolhidos?
Os dados pessoais que tratamos variam de acordo com o motivo pelo qual nos relacionamos consigo.
I. Se se relaciona connosco via formulário de CONTACTO/OUVIDORIA/SEJA UM PARCEIRO no nosso website , recolhemos nome, e-mail, telefone, para que possamos prestar o atendimento ou os esclarecimentos solicitados.
II. Nós podemos tratar dados pessoais como nome e informações de contacto, quando queremos entrar em contacto com potenciais clientes que manifestaram interesse em serviços e ou produtos que oferecemos.
III. Os nossos clientes são registados nas nossas bases de dados para que possamos cumprir os requisitos legais e de fiscalização, bem como para prestar assistência de suporte, orientações e garantia. Neste propósito recolhemos dados de registo como nome completo, documentos de identificação e dados para contacto;
IV. Se nos prestar serviços, recolheremos dados que nos permitam contactá-lo e executar o contrato, tais como o nome, documentos de identificação e dados de contacto.
V. Podemos também recolher imagens em fotos e vídeos de pessoas que acedem aos nossos estabelecimentos, o que acontece pelos sistemas de monitorização e vigilância eletrónica adotados para fins de segurança do local e proteção das pessoas.
VI. Se é nosso trabalhador, recolhemos dados pessoais para executarmos o contrato e para cumprirmos obrigações legais, como dados de registo, documentos de identificação e informações profissionais.
VII. Recolhemos também dados de profissionais que se candidatam a vagas no Grupo Ascensus. Estes dados são tratados para promovermos avaliação de preenchimento de cargos e para formação de bancos de talentos. Para o efeito recolhemos dados de registo como o nome e documento de identificação e informações profissionais e de contacto. A recolha também ocorre via formulário no separador TRABALHE CONNOSCO no nosso website .
2. Em que hipóteses trataremos dados sensíveis? O que são exatamente estes dados?
Qualquer dado relativo a uma pessoa singular identificada ou identificável, que possa gerar algum tipo de discriminação, constrangimento ou ameaça, é considerado como dado sensível. Recolhemos dados sensíveis apenas dos nossos colaboradores para cumprir com os nossos deveres legais e obrigações contratuais, dentro das hipóteses de legitimidade previstas na lei:
I. Proteção da vida ou da incolumidade física do titular ou de terceiros;
II. Garantia da prevenção da fraude e da segurança do titular, nos processos de identificação e autenticação de registo em sistemas eletrónicos;
III. Exercício regular de direitos, incluindo em contrato e em processo judicial;
IV. Cumprimento de obrigação legal ou regulamentar pelo responsável pelo tratamento;
V. Execução do contrato ou procedimentos preliminares;
Na execução das nossas obrigações contratuais com clientes ou terceiros, não necessitamos e evitamos por todos os meios recolher ou processar dados sensíveis de qualquer tipo.
3. Quais as finalidades da recolha dos meus dados pessoais no Grupo Ascensus?
Ao recolhermos dados pessoais o respetivo tratamento ocorrerá em plena conformidade com a legislação brasileira de proteção de dados e no cumprimento das finalidades relacionadas a seguir:
I. Permitir a identificação de contactos e assim possibilitar a comunicação com os clientes através dos canais de atendimento para sanar dúvidas, prestar esclarecimentos ou estabelecer uma relação contratual.
II. Encaminhar conteúdos institucionais e promocionais que entendemos possa ser do interesse dos nossos clientes ou interessados nos nossos produtos.
III. Cumprimento de obrigações legais ou de ordens judiciais.
IV. Cumprimento de obrigações contratuais ou para negociações preliminares de um contrato.
V. Avaliar se o perfil de um candidato cumpre requisitos de vagas de emprego.
VI. Realizar a admissão dos colaboradores, com o posterior registo no sistema, bem como permitir a execução dos contratos com colaboradores e terceiros, cumprindo com as devidas obrigações legais.
VII. Estabelecer a segurança das pessoas que trabalham direta ou indiretamente para o Grupo Ascensus e das que nos visitam.
VIII. Atender a interesses legítimos do Grupo Ascensus.
4. Como são processados os dados?
Os dados pessoais tratados pelo Grupo Ascensus estão protegidos contra acesso indevido, perda, roubo ou modificação, através da adoção de medidas técnicas e de gestão de controlo e segurança da informação. Estes controlos envolvem desde medidas de gestão como a política de privacidade e obrigações de confidencialidade, a medidas técnicas como o controlo de permissão de acessos a sistemas, auditoria de atividades, ferramentas de deteção e resposta a tentativas de intrusão, entre outras.
Apesar destas medidas, o Grupo Ascensus não se responsabiliza pela má utilização que os seus clientes, prestadores, seguidores e colaboradores possam fazer dos seus próprios dados, ou tão pouco pela má-fé de terceiros, eximindo-se do dever de reparar os danos decorrentes de incidentes de segurança ou violação de dados provocados por invasões, falhas ou vícios, salvo se comprovadamente ocasionadas por conduta culposa ou deliberada do próprio Grupo Ascensus.
5. O Armazenamento dos dados pessoais
O armazenamento dos dados pessoais tratados pelo Grupo Ascensus é feito em sistemas e plataformas destinados à gestão das atividades internas das nossas equipas. Tais sistemas têm acesso controlado por regras de limitação de acesso apenas aos colaboradores que necessitem de os utilizar para a execução dos fins declarados.
Podemos utilizar serviços de processamento de dados de fornecedores localizados fora do País . Nesse caso, o Grupo Ascensus certificar-se-á de que uma eventual transferência internacional de dados cumpre os nossos requisitos de segurança e as regras de privacidade previstas na legislação brasileira.
6. Com quem são partilhados os dados?
Os dados tratados pelo Grupo Ascensus são partilhados com colaboradores de áreas internas responsáveis pela execução dos fins declarados e suportados por lei. Todos os nossos colaboradores firmam um compromisso de confidencialidade e devem seguir as nossas políticas de privacidade e de segurança da informação.
O Grupo Ascensus poderá ainda partilhar dados pessoais com outros prestadores de serviços, nomeadamente na área do comércio internacional, como por exemplo os Despachantes Aduaneiros e os Agentes de Carga, para efeitos de execução do contrato ou procedimentos preliminares, cumprimento de obrigações legais e ou fins de interesse legítimo .
7. Durante quanto tempo são armazenados os meus dados pessoais?
O tratamento dos dados pessoais ocorrerá por períodos que variam de acordo com as finalidades e a hipótese de tratamento. O armazenamento dos dados, em regra, perdura pelo tempo necessário para cumprimento de obrigações legais, para execução de contratos, e para o eventual uso em exercício regular de direito em processos judiciais e/ou administrativos.
Se não é cliente, não tem contrato de trabalho ou de prestação de serviços, e se relaciona apenas para efeitos de interação comercial e receção de conteúdos, os seus dados serão tratados por tempo indeterminado, com base na expectativa de atendimento de interesses legítimos. Poderá pedir o cancelamento ou interrupção do tratamento a qualquer momento.
8. Como lidamos com os cookies ?
Os cookies são ficheiros enviados e instalados no browser dos utilizadores. Os cookies permitem a identificação do endereço IP, tipo de browser, tipo de dispositivo, duração da visita, preferências pessoais, páginas visitadas, entre outras informações .
A nossa página utiliza cookies do Google Analytics para que possamos gerar relevância do site nos motores de busca. Para conhecer esta ferramenta, aceda à Política de Privacidade da Google: https://policies.google.com/privacy?hl=pt#about
9. Redes Sociais (Facebook, Linkedin e Instagram)
Disponibilizamos canais de comunicação e interação através das redes sociais. Neste caso, relativamente ao tratamento dos seus dados pessoais, atuamos como controlador conjunto com o Facebook, Instagram, Linkedin e Twitter. Assim, recomendamos que leia o aviso de privacidade de cada uma delas para perceber como tratam os seus dados pessoais:
Facebook – https://www.facebook.com/policy.php
Linkedin – https://www.linkedin.com/legal/privacy-policy
Twitter – https://twitter.com/pt/privacy
Instagram – https://pt-pt.facebook.com/help/instagram/519522125107875
10. Quais são os meus direitos?
O Grupo Ascensus compromete-se a atender aos direitos dos titulares de dados pessoais. De acordo com a Lei, os titulares têm direito a:
I. Solicitar confirma e acesso aos dados pessoais tratados;
II. Requerer a correção, complementação ou atualização dos dados;
III. Solicitar a anonimização, bloqueio ou eliminação de dados desnecessários, excessivos ou tratados em desconformidade com a LGPD;
IV. Pedir a portabilidade dos seus dados pessoais a outro fornecedor de um serviço ou produto, mediante requisição expressa, de acordo com a regulamentação da autoridade nacional, observados os segredos comercial e industrial;
V. Requerer a eliminação, a qualquer momento, dos dados tratados com base no consentimento do titular;
VI. Revogar o consentimento.
Caso pretenda saber mais sobre os seus direitos, ou queira exercer algum destes direitos, disponibilizamos o contacto do nosso responsável de privacidade: privacidade@hubsul.com.br
11. Atualizações
Informamos que este Aviso de Privacidade poderá sempre sofrer atualizações a visar refletir alterações nas práticas de proteção de dados adotadas pelo Grupo Ascensus. Assim, fica aqui o nosso convite para que os nossos clientes, parceiros, colaboradores e amigos consultem este aviso rotineiramente. Caso ocorram alterações de elevada relevância estas serão comunicadas por meios de contacto direto.
12. Esclarecimento e Solicitações
Se entender necessário requerer algum tipo de esclarecimento, registar dúvidas e ou fazer pedidos de qualquer natureza relacionados com o tratamento de dados pessoais e com os termos do nosso aviso de privacidade, o Grupo Ascensus disponibiliza-se para contacto através do e-mail: privacidade@hubsul.com.br.
Atualizado a 01 de fevereiro de 2021.